Blog

CURIOSIDADES

04/03/2011 15:21

 

Geral

 

1)Você sabia que existe um cavalo da raça pônei competindo na vaquejada na posição de puxar, no estado do Ceará, mais precisamente na região de Canidé, interor do estado. O pônei se chama Show do Milhão, já se classificou em algumas festas locais, e está avaliado a preço de cavalos da raça Quarto de Milha...é de adimirar-se!!!

  

2)Você sabia que ... 

3)Você sabia que os cavalos não conseguem respirar pela boca?

4)Você sabia que as estátuas de personalidades montadas em cavalos, dependendo da posição da pata do cavalo, tem um significado. Cavalo com as duas patas dianteiras fora do chão, quer dizer que a personalidade morreu em batalha. Cavalo com uma pata dianteira fora do chão, quer dizer que a personalidade foi ferida em batalha. Cavalo com as quatro patas no chão, quer dizer que a personalidade morreu de causa natural.

Imagem 5: Estátua a cavalo

 

RAÇA

1) Você sabia que o mito Dash For Cash (“correr por dinheiro”) da propriedade de B. F. Jr Phillips em associação com a King Ranch do Sul, descendente do Three Bars, possui 10% de sangue quarto de milha e 90% TB-PSI morreu em 1996 aos 23 anos com Mieloencefalite protozoária equina (EPM) uma enfermidade neurológica grave causada pelo Sarcocystis neurona, teve seu corpo cremado e suas cinzas estão guardadas na  “American Quarter Horse Heritage Center and Museum” ao lado de sua estátua de bronze em tamanho natural.

 

Essa curiosidade foi uma contribuição enviada pelo nosso amigo Dr. Luis Henrique - Mande a sua também.

 

2)Você sabia que a menor raça de cavalo é a raça de pônei Falabella, não excedendo 65 cm de altura, e a maior é da raça Shire, podendo chegar a 180 cm de altura.

 

Imagem 1: Pônei Falabella                Imagem 2: Cavalo Shire - cavalo utilizado pelos cavaleiros medievais

 

3) Você sabia que o cavalo da raça Árabe, possui uma costela a menos que as demais raças, ele possui 17 costelas, contra 18 dos demais equinos. 

 

    Imagem 3: Cavalo Árabe

 

VAQUEJADA

 1)Você sabe quem foi o vaqueiro que mais ganhou carros em todos os tempos? R- Foi vaqueiro Pernabucano Genildo Gonçalves, que ganhou 68 carros, conforme publicado pela revista Conexão Vaquejada. 

 

Imagem 4: Só carrão

 

PELAGEM

1)Você sabia que no cruzamento de dois animais da cor alazã, o filho obrigatóriamente nascerá da cor alazã;

2)Você sabia que um animal da cor tordilha tem pelo menos um de seu pais com essa pelagem;

3)A ABQM aceita como padrão racial da raça Quarto de milha as seguintes cores:  alazão, alazão tostado, castanho, zaino, preto, baio amarilho, lobuno, tordilho, rosilho e baio. Não são admitidos para registro animais pampas, pintados e brancos, em todas as suas variedades.

 

REGISTRO

1)Você sabia que o cruzamento entre o Garanhão puro Quarto de milha com égua PSI, desde que cadastrada na ABQM, não é considerado como 1/2 sague Quarto de milha, e sim como a categoria Apêndice 1, e os descendentes do Apêndice 1 com Quarto de milha puro, temos a categoria Apêndice 2, e seu filhos serão considerados como animais puros;

 

EVOLUÇÃO DA VAQUEJADA

03/03/2011 15:22

Evolução da vaquejada

 

 

 

Evolução dos Equipamentos de Montaria

 

 

Evolução Musical da Vaquejada

 

  

 


A Notícia do Vaqueiro
contator